segunda-feira, 16 de maio de 2011

Atualidades

As populações guaranis contemporâneas vivem em pequenas reservas, acampamentos a beira de rodovias ou habitam ainda espaços geograficamente isolados. Suas principais atividades econômicas são a confecção e a venda de artesanato - cestaria com taquara e cipó, estátuas em madeira e colares com sementes nativas - a coleta de raízes, ervas e frutos silvestres e o plantio de suas sementes tradicionais.

sábado, 26 de março de 2011

Danças e Festas

Cerimônia de Batismo, Festas e Cerimônias tradicionais.

Os rituais são assíduas e freqüentes as atividades religiosas guarani, com práticas de cânticos, rezas e danças que, dependendo da localidade, da situação ou das circunstâncias, são realizados cotidianamente, iniciando-se ao cair da noite e prolongando-se por várias horas.

Outros nomes

Papi-tavyterã e Tembekuára entre outras.

Língua falada

Tupi-guarani

Arte indígena

Trançado, tecidos, adornos, armas, instrumentos musicais, ceramicas,etc...

Quantidade

31000 (Funasa, Funai 2008) 13000 (CT/G. Grunberg, 2008)

Território

Mato Grosso do Sul e Paraguai.

Histórico

Os estudos arqueológicos indicam que nos anos 1000,1200a.c, expandindo-se ao sul, a partir de regiões hojelocalizadas no oeste brasileira (cabeceiras dos rios Araguaia, Xingu, Arinos, Paraguai), grupos de cultura guarani ocuparam territórios com prendidos pelo atual sul do Brasil, norte da Argertina e a região Oriental do Paraguai.